O que levar para dentro da escola quando o isolamento passar?

Aprendizagem profissional 

Gestão colaborativa

O que todo professor precisa saber sobre Cidadania Digital?

BREVE

Artigos e capítulo de livros 

2021

EM ANÁLISE. Desafios da aprendizagem continuada na cultura digital: a aplicação de um programa híbrido para a aprendizagem profissional com professores de Ensino Fundamental I. 

No prelo. Competências digitais e as dimensões humanas: desafios na formação do cidadão em rede. Capítulo de livro. Ecoversidade Interser.

No prelo. Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin´s Creed e Civilization IV na disciplina de história.  Artigo científico para a Revista Docência e Cibercultura. 

No prelo.  Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica. Artigo científico para a Revista Docência e Cibercultura. 

2020

"Pesquisa e Inovação Responsáveis: um estudo sobre o framework RRI e potencialidades no desenvolvimento da ciência cidadã no contexto das políticas públicas". Artigo apresentado no congresso AbCiber 2020. 

2019

"New Pedagogies for Deep Learning: um estudo sobre o framework educacional global à luz do conceito de governança colaborativa".  Artigo aprovado no VI SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO: EDUCAÇÃO E HUMANISMO. 

 

2018

"Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map". Revista Paulus.

2017

"Processos comunicacionais colaborativos em rede: um estudo a respeito da ecologia de saberes em meta-plataformas open source".  Tese de Doutorado - Comunicação e Semiótica - PUCSP

2015

"A prática de crowdmapping no contexto de uma educação 3.0: os processos colaborativos em rede e a solução de problemas locais." Artigo apresentado no congresso internacional ICERI2015 (8th annual International Conference of Education, Research and Innovation) em Sevilha, Espanha em 2015.

2015

"A emergência da multidão e as práticas de crowdmapping: refletindo sobre os espaços pós-modernos e suas narrativas". Artigo científico para a revista "Arte Y politicas de identidad Vol 11,  La Ciudad como interfaz: arte, juego e tecnologia digital en el espacio publico". 

2015

"Poliálogos e convergência midiática: repensando teorias do conhecimento à luz do crowdlearning" . Capítulo no livro “Entornos e Contornos, vol.7. Educação, cultura e comunicação na era da internet”. 

2014

"Semiose e colaboratividade: um estudo sobre as narrativas transmidiáticas à luz da semiótica Peirceana".  Artigo científico para a Revista Semeiosis – USP.

2010

"O espaço híbrido na construção narrativa". Artigo científico para  a revista “Veículo #3, ProCoa – Projeto Circuito Outubro Aberto”.

 

Palestras e cursos de formação ministrados

 

Novos contextos para o ensino híbrido.
 

Instituto Singularidades.
Curso de extensão autoinstrucional. 

Fevereiro/2021. Educação e Cultura Digital. Colégio Parthenon.

 

Setembro/2020. Metodologias ativas. Curso de extensão. (30h). Instituto Singularidades. 

Agosto/2020. Formação para recursos digitais e metodologias ativas. Formação de professores. (20h). Instituto Singularidades 

 

Setembro/2019. Metodologias ativas. Curso de extensão. (24h). Instituto Singularidades. 

Junho/2019. Escola em rede: metodologias ativas e projetos transdisciplinares. Formação de professores e gestores. Escola PoliBrasil. (8h)

Agosto/2018. Tecnologias e ambientes criativos:. Stance Dual School - Palestra para pais e funcionários sobre educação 4.0. 

Abril/2018. Tecnologias cívicas e processos comunicativos em rede:  gestão de saberes e educação integradora. WIDE - Workshop Imersivo em Design Educacional. UNIFESP. 

Março/2016 . Arqueologia narrativa: do hipertexto à transmídia. SENAC - SP. Palestra para o curso de Pós-graduação em Narrativas Interativas. 

Fevereiro/2014. Mídias Móveis e Locativas, espaços informacionais na criação de narrativas híbridas. PUC-SP. Palestra para o curso de Jornalismo Multimídia. 

 

Entrevistas dadas

Jornal Folha de São Paulo, Fev/2021. Educação maker deve ir além dos laboratórios nas escolas. 

Jornal O Estado de São Paulo, Out/2020. Plataformas levam conteúdo infantil da internet para a vida real. 

Jornal Folha de São Paulo, Abr/2020. Professores usam atividades para ajudar alunos a reduzir o tempo de tela.

Jornal O Estado de São Paulo, Fev/2018. Geração YouTube muda aula de inglês. 

 

Jornal O Estado de São Paulo, Out/2017. Programação é o inglês do século XXI.

TV Cultura, Jul/2017. Empreendedorismo Social no Ensino Fundamental 2. 

 

Meio&Mensagem, Jun/2017. O impacto dos makers na relação de consumo.

 

RedeTv News, Jun/2017. Hand-spinners: de consumidores à produtores. 

Revista Educação, Dez/2015. O que é a robótica educacional e quais são os ganhos para o aprendizado

 

Lives

 

Comitês científicos e grupos de pesquisa

 

Membro do comitê científico no VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades. PUC-SP (2021)

Membro do comitê científico no VI Seminário Web Currículo: educação e humanismo. PUC-SP (2019)