top of page

Artigos e capítulo de livros 

Artigos

2023

"Letramento tecnológico e científico para o engajamento cívico: por uma proposta STEAM à luz do RRI". Artigo apresentado no VIII Seminário Internacional Web Currículo. 

EM ANÁLISE. Desafios da aprendizagem continuada na cultura digital: a aplicação de um programa híbrido para a aprendizagem profissional com professores de Ensino Fundamental I. 

2022

"Tempo de fazer em rede: integração de saberes, tecnologias cívicas e gestão colaborativa como dimensões de inovação".  Livro. 145p. Curitiba: Editora Appris, 2022. 

2021

"Competências digitais e as dimensões humanas: desafios na formação do cidadão em rede". Capítulo de livro. Ecoversidade Interser.

"Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin´s Creed e Civilization IV na disciplina de história".  Artigo científico para a Revista Docência e Cibercultura. v.5.n.4. 2021. 

"Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica". Artigo científico para a Revista Docência e Cibercultura. v.5.n.4. 2021. 

2020

"Pesquisa e Inovação Responsáveis: um estudo sobre o framework RRI e potencialidades no desenvolvimento da ciência cidadã no contexto das políticas públicas". Artigo apresentado no congresso AbCiber 2020. 

2019

"New Pedagogies for Deep Learning: um estudo sobre o framework educacional global à luz do conceito de governança colaborativa".  Artigo aprovado no VI SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO: EDUCAÇÃO E HUMANISMO. 

 

2018

"Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map". Revista Paulus.

2017

"Processos comunicacionais colaborativos em rede: um estudo a respeito da ecologia de saberes em meta-plataformas open source".  Tese de Doutorado - Comunicação e Semiótica - PUCSP

2015

"A prática de crowdmapping no contexto de uma educação 3.0: os processos colaborativos em rede e a solução de problemas locais." Artigo apresentado no congresso internacional ICERI2015 (8th annual International Conference of Education, Research and Innovation) em Sevilha, Espanha em 2015.

2015

"A emergência da multidão e as práticas de crowdmapping: refletindo sobre os espaços pós-modernos e suas narrativas". Artigo científico para a revista "Arte Y politicas de identidad Vol 11,  La Ciudad como interfaz: arte, juego e tecnologia digital en el espacio publico". 

2015

"Poliálogos e convergência midiática: repensando teorias do conhecimento à luz do crowdlearning" . Capítulo no livro “Entornos e Contornos, vol.7. Educação, cultura e comunicação na era da internet”. 

2014

"Semiose e colaboratividade: um estudo sobre as narrativas transmidiáticas à luz da semiótica Peirceana".  Artigo científico para a Revista Semeiosis – USP.

2010

"O espaço híbrido na construção narrativa". Artigo científico para  a revista “Veículo #3, ProCoa – Projeto Circuito Outubro Aberto”.

Palestras e cursos de formação ministrados

Palestras

Novos contextos para o ensino híbrido.
 

Instituto Singularidades.
Curso de extensão autoinstrucional. 

Outubro/2022. Aprendizagem transformadora e ativa. Transformar Centro de Formação.

Outubro/2022. Competência cívico-digital: desafios na formação do cidadão em rede. Palestra. PTA Stance Dual School.

Agosto/2021. Novos contextos para o ensino híbrido. Instituto Singularidades.

Fevereiro/2021. Educação e Cultura Digital. Colégio Parthenon.

 

Setembro/2020. Metodologias ativas. Curso de extensão. (30h). Instituto Singularidades. 

Agosto/2020. Formação para recursos digitais e metodologias ativas. Formação de professores. (20h). Instituto Singularidades 

 

Setembro/2019. Metodologias ativas. Curso de extensão. (24h). Instituto Singularidades. 

Junho/2019. Escola em rede: metodologias ativas e projetos transdisciplinares. Formação de professores e gestores. Escola PoliBrasil. (8h)

Agosto/2018. Tecnologias e ambientes criativos:. Stance Dual School - Palestra para pais e funcionários sobre educação 4.0. 

Abril/2018. Tecnologias cívicas e processos comunicativos em rede:  gestão de saberes e educação integradora. WIDE - Workshop Imersivo em Design Educacional. UNIFESP. 

Março/2016 . Arqueologia narrativa: do hipertexto à transmídia. SENAC - SP. Palestra para o curso de Pós-graduação em Narrativas Interativas. 

Fevereiro/2014. Mídias Móveis e Locativas, espaços informacionais na criação de narrativas híbridas. PUC-SP. Palestra para o curso de Jornalismo Multimídia. 

 

Entrevistas dadas

Entrevistas

Lives

Lives

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Todos os vídeos
Buscar vídeo...
VII Seminário Web Currículo -  Currículo, Inteligência Artificial e Diversidades.

VII Seminário Web Currículo - Currículo, Inteligência Artificial e Diversidades.

01:33:37
Reproduzir vídeo
Planejamento  das aulas no ensino híbrido - Profas. Antonieta Megale e Juliana Caetano

Planejamento das aulas no ensino híbrido - Profas. Antonieta Megale e Juliana Caetano

58:39
Reproduzir vídeo
Webinar - Metodologias Ativas

Webinar - Metodologias Ativas

01:00:06
Reproduzir vídeo
Como o avanço das tecnologias digitais podem auxiliar a potencializar a nossa condição humana?

Como o avanço das tecnologias digitais podem auxiliar a potencializar a nossa condição humana?

24:54
Reproduzir vídeo

Comitês científicos e grupos de pesquisa

comitê

Comitê Técnico-Científico do 28º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (2023)

Comissão avaliadora Prêmio Educador Transformador (2023)

Revisão em periódicos: REVISTA COCAR (2023) - Qualis A2

Membro do Grupo de Pesquisa Universal (CNPQ) "Escolarização aberta com tecnologias digitais: aproximando currículo, escola e sociedade". 

Membro do comitê científico no VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades. PUC-SP (2021)

Membro do comitê científico no VI Seminário Web Currículo: educação e humanismo. PUC-SP (2019)

Comitê cientítico Revista e-Curriculum - Qualis A2

bottom of page